quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Não é uma tarefa fácil definir o que é um currículo escolar, mas como este é o tema principal deste blog, convido todos a mergulhar nesse mundo dos paradgmas curricularer.

um conceito muito adequado a curriculo escolar seria que este se trata de toda e qualquer forma de documentar o trabalho do professor dentro da escola. Geralmente este é construido pelos membros que constituem a equipe escolar, levando em consideração as perspectivas da escola e dos alunos, e acima de tudo estar em comum acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Projeto Politico pedagogico, para, dessa forma seu importante papel na vida escolar.

O currículo escolar admite várias formas de interpretações, assumindo diversas maneiras para ser trabalhados, mas vamos nos focar em três tipos em particular: currículo preescrito, currículo real, e currículo oculto.

A primeira forma a ser apresentada é o curriculo preescrito, ja este apresenta a forma oficial, documentada, que servem para orientar a educação nacioal e as propostas currículares bem como as secretarias de estado da educação.


O currículo real é aquele que se caracteriza dentro da sala de aula, onde professores e alunos agem em decorrência de um projeto pedagogica e dos ensinos.

Contudo, quando acontecem situações que não estão incitadas no curriculo, mas que serve de aprendizado ao aluno, surge um novo modelo de currículo, que é chamado de currículo oculto.

Fica claro que independente do modelo, o currículo é uma peça indispensável na construção de um metodo eficiente de educação, mas deve-se salientar que o professor não deve se acomodar, pois, o currículo apenas indica o caminho e cabe a ele segui-lo, lembando sempre que as  veses podem aparecer "desvios de percursos" que somente o professor é capaz de administrar.

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